Comida anti-inflamatória

Na semana passada falamos de processos inflamatórios e como certos alimentos contribuem para deixar nosso organismo mais vulnerável a eles. Que tal agora olharmos para o lado positivo, com exemplos de comida anti-inflamatória, que fortalece a imunidade? Confira esta lista e não deixe de incluir alguns dos itens abaixo na sua próxima ida ao supermercado.

• Peixe: salmão, sardinha, truta e cavalinha são fonte de ômega-3, gordura boa que nosso corpo não produz sozinho. Duas a três porções por semana ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, câncer e artrite.
  • Azeite: como sabemos, as gorduras trans são nossas inimigas mortais. Mas a monoinsaturada, presente no azeite, é um anti-inflamatório natural. Procure só se certificar de que escolheu um de boa qualidade.
  • Chocolate amargo: como dissemos nesse post, ele e o cacau ajudam a proteger o coração. Os flavonoides também beneficiam o cérebro, deixando a gente mais feliz e mais distante de Alzheimer e derrames. Para quem quer emagrecer, é uma opção de sobremesa menos calórica do que as preparadas com chocolate ao leite ou branco.
  • Frutas vermelhas: quanto mais frescas, melhor! As antocianinas, que dão cor às frutas, evitam os danos provocados pelos radicais livres, funcionando com ação antiviral e anticancerígena.
  • Folhas verdes: os flavonoides também estão na salada, assim como as vitaminas A, C, E e K. Umas gotinhas de um bom azeite extravirgem ajudam a absorção dos nutrientes pelo organismo, resultando assim numa excelente combinação de comida anti-inflamatória.
  • Beterraba: tem alta concentração de vitamina K e outros fitonutrientes além de conter poucas calorias. É ainda diurética, digestiva e tônica. E tem uma cor divina!
  • Lentilha: a queridinha das ceias de réveillon tem muita fibra e magnésio, ótimos para controlar inflamações. Rica também em proteína, ela também substitui a carne com louvor em dietas vegetarianas ou veganas.