Consulta Médica

A consulta com o cardiologista também é fundamental no caso de aparecimento dos primeiros sintomas de problemas no coração, como dor no peito e cansaço constante.

O cardiologista é o profissional médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de patologias e da promoção da saúde do coração e sistema vascular.

O acompanhamento de rotina e prevenção com o cardiologista deve ser realizado anualmente. Isso é muito importante, especialmente para homens a partir dos 45 anos e mulheres a partir dos 50. Mesmo sem nenhum histórico de problemas cardíacos.

Também devem realizar o acompanhamento preventivo: atletas e pessoas que praticam exercícios físicos com frequência.

Para pacientes com histórico de doenças cardíacas na família, é importante começar o acompanhamento mais cedo. Para homens, a partir dos 30 anos e mulheres, a partir dos 40.

Lista de sintomas comuns de problemas cardíacos:

• Ronco frequente durante o sono;
  • Dor ou desconforto no peito;
  • Falta de ar;
  • Tosse seca e persistente;
  • Tonturas e desmaios frequentes;
  • Palpitações ou taquicardia;
  • Cansaço excessivo ou sem razão aparente;
  • Cor azulada na ponta dos dedos;
  • Inchaço nas pernas, tornozelos e pés;
  • Má digestão, enjôo ou perda de apetite;
  • Suor frio.

Lista de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas:

• Excesso de peso;
  • Uso de cigarros e álcool;
  • Estilo de vida sedentário;
  • Colesterol ou Triglicérides elevadas.

Se você tem qualquer um desses sintomas ou faz parte de um dos grupos de risco, agende uma consulta com um cardiologista o quanto antes. Para o público geral, é importante realizar o acompanhamento de rotina ao menos uma vez ao ano.