Teste de esforço: saiba mais sobre esse exame

Você já fez o teste de esforço? Já ouviu falar mas nunca teve coragem? Pois saiba que ele é um excelente aliado de quem cuida da sua saúde. E não é nenhum bicho de sete cabeças!

Este é um exame complementar para o diagnóstico cardiológico, que analisa o comportamento da frequência cardíaca e da pressão arterial do paciente nos estados de esforço e repouso. A partir dele, podemos medir a capacidade cardiorrespiratória e detectar problemas como a temida hipertensão arterial, arritmias, doença arterial coronariana e isquemia miocárdica. O paciente usa uma esteira ou bicicleta ergométrica, para que o médico possa controlar o aumento do esforço físico gradualmente, observando o desempenho das reservas coronárias (o aumento do fluxo sanguíneo nos vasos do coração à medida que o esforço aumenta) e do sistema nervoso simpático e autônomo, que controlam a respiração e a circulação, entre outras funções do organismo.

Como é feito o teste de esforço

Após avaliar a indicação do exame e as características específicas do paciente, o cardiologista estabelece o protocolo de esforço. O próximo passo é a colocação dos eletrodos que enviarão os dados para o eletrocardiograma, e o início da atividade na bicicleta ou esteira. O médico também monitora a pressão arterial com o esfigmomanômetro, aquele aparelhinho conhecido popularmente como “medidor de pressão”. O exercício é feito com aumento gradual do esforço, até o índice máximo estabelecido pelo protocolo. A desaceleração também é monitorada, assim como a recuperação. O médico pode interromper o processo em alguns casos de desconforto, mal estar, dor no peito, arritmia grave ou mesmo alterações eletrocardiográficas.

Preparo para o teste

O teste deve ser feito com jejum de pelo menos duas horas e restrição de bebidas alcoólicas, café e refrigerantes. Não se deve fumar no dia do exame. Em caso de gripe ou resfriado, o procedimento deve ser adiado. O paciente deve usar roupas próprias para exercício, tênis, e não passar creme ou óleo no corpo. Como os eletrodos são colocados no peito, as mulheres devem usar um top e os homens podem ter o tórax raspado. O resultado sai cerca de 30 minutos após o teste.