Miocardite: o que é, porque ocorre, sintomas e como tratar

De forma sucinta, a miocardite é a inflamação do miocárdio, o tecido muscular do coração. Mas você sabe no que essa inflamação pode acarretar? Por que ela acontece, os principais sintomas ou os possíveis tratamentos?

Pensando em simplificar as informações sobre a miocardite, separamos aqui as informações mais importantes para que você possa se informar melhor sobre a inflamação do miocárdio.

O que é o miocárdio?

A parede do coração é formada por três camadas: o epicárdio (a camada mais externa), o miocárdio (a camada média) e o endocárdio (a camada mais interna).

Além de ser a camada média do coração, o miocárdio é também a mais espessa, sendo formado por células musculares cardíacas e todo um sistema capaz de controlar a frequência das batidas do coração.

Dessa forma, é possível entender o porquê as complicações no miocárdio costumam merecer uma boa dose de atenção e cuidados, uma vez que é uma camada de extrema importância para nosso coração, e assim sendo, para todo nosso organismo.

Por que a miocardite ocorre?

A inflamação do miocárdio pode ocorrer em decorrência de diferentes fatores. Entre as causas mais comuns estão as infecções, a presença de toxinas (como o álcool ou a cocaína), doenças de caráter autoimune e/ou inflamatórias e o uso de medicamentos que possuam efeitos adversos no coração.

Algumas infecções se dão de maneira mais endêmica – como é o caso da doença de Chagas – e outras de maneira globalizada.

Porém, mesmo havendo todas essas possibilidades, na maioria das vezes a causa da miocardite não é identificada, sendo assim classificada como uma condição idiopática (ou seja, com manifestação espontânea ou com causas desconhecidas).

Sintomas da miocardite e como funciona o diagnóstico

Os sintomas da miocardite podem variar, mas no geral, podem ser citados:

• Fadiga
  • Edema (inchaço)
  • Falta de ar
  • Palpitações
  • Tonturas
  • Acrescentar mais – IC related dor toracica

Além da avaliação dos sintomas e análise de possíveis fatores de risco (avaliados na história clínica ou anamnese), o diagnóstico costuma basear-se no resultado de exames complementares como ecocardiograma, ressonância nuclear magnética, exames de sangue e até mesmo biópsias do músculo cardíaco em alguns casos.

Após o diagnóstico da miocardite, inicia-se a segunda etapa: descobrir o que causou ou está causando tal inflamação. Para isso, podem ser realizados diversos exames, como, por exemplo: sorologias para pesquisa de microrganismos (vírus, protozoários, bactérias, fungos), testes para doenças autoimunes, e a análise dos medicamentos usados previamente pelo paciente (como imunoterápicos).

Assim sendo, após o diagnóstico da miocardite e da possível descoberta do que está causando tal processo inflamatório, os diferentes tratamentos podem começar a ser delineados.

Possíveis tratamentos para a miocardite

O tratamento da miocardite pode variar de acordo com a causa da inflamação. Dessa maneira, caso por exemplo ela seja secundária a uma infecção, o tratamento da miocardite pode ser iniciado a partir do tratamento de tal processo infeccioso, fazendo-se uso de medicações de ação antiviral, antibióticas ou anti-inflamatórias.

Além disso, em alguns casos, medicamentos específicos para arritmias e insuficiência cardíaca também podem ser necessários ao longo do tratamento.

Mesmo sendo situações mais raras, em casos de inflamações mais graves, pode ser necessário também que ocorra uma internação com uma presença e assistência médica mais rigorosa, podendo até mesmo chegar a casos cirúrgicos.

Porém, mesmo com diferentes tratamentos possíveis (de acordo com as peculiaridades de cada caso) é estimado que em aproximadamente 50% dos casos a miocardite possua o potencial de se resolver por si só.

O que fazer em casos de suspeita de miocardite?

Caso você esteja sentindo alguns dos sintomas descritos ao longo do texto, ou se por algum motivo estiver suspeitando que você ou alguém próximo esteja passando por uma inflamação no miocárdio – ou qualquer outro problema cardíaco, procure ajuda em uma unidade de pronto atendimento ou marque consulta com um cardiologista de maneira imediata.

No geral, os sintomas cardíacos podem ser muito similares, com dores e apertos na região do peito, falta de ar, inchaços, tonturas e sensação de cansaço ou fadiga. Dessa forma, caso você esteja apresentando tais sintomas, busque sempre ajuda médica o mais rápido possível.