Imunidade: os 6 alimentos menos indicados

Um dos termos mais comuns no vocabulário médico, a inflamação se manifesta de duas formas: aguda e crônica. Ao contrário do que o palavra sugere, a aguda é menos grave; ela dura menos e funciona como estimulante das defesas do organismo. A crônica começa como extensão da aguda, persistindo depois que o corpo não recupera a imunidade.

Assista a este e outros vídeos no canal da Dra. Flavia no Youtube

Alguns alimentos deixam nosso organismo mais vulnerável a processos inflamatórios. Saiba quais sãos os seis menos indicados para o bem da sua imunidade e, se possível, corte-os de vez do seu dia-a-dia.

Inflamação no prato
  • Refrigerante: ele pode ser ótimo contra a sede e dar aquele up de cafeína tão necessário no meio do dia. Mas essa bebida não é demonizada à toa: a quantidade de açúcar, por si só um problema sério, aumenta o risco de artrite reumatoide – que é uma doença inflamatória crônica – em mulheres. A versão diet não escapa da lista negra, com seus conservantes altamente tóxicos e a capacidade de diminuir a produção da serotonina, o neurotransmissor que regula o nosso humor.
  • Margarina: a prima malvada da manteiga é um verdadeiro festival de gordura trans, e está espalhada por diversos produtos industrializados como a pipoca de microondas, tortas e pizzas congeladas.
  • Óleos refinados: versões como as de milho e girassol contém ômega-6, uma gordura polinsaturada que funciona de um jeito oposto ao do ômega-3, conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias. O melhor é substitui-los por azeite.
  • Bacon: todo mundo sabe que ele é um passaporte para o entupimento das artérias. Mas ele vai além no prejuízo ao corpo, como qualquer tipo de carne processada, com componentes que favorecem os processos inflamatórios.
  • Farináceos: os carboidratos refinados (pão branco, massas e arroz) têm alto índice glicêmico e influência no desenvolvimento de complicações vasculares e diabetes.
  • Açúcar: como dissemos ao falar do refrigerante, esse é um verdadeiro veneno. O alto consumo leva a várias condições inflamatórias como aumento do mau colesterol e de peso, além de inflamação da flora intestinal. Ótima razão para trocar o sorvete da sobremesa por uma deliciosa salada de frutas.

Se assustou? Não se desespere e conheça a lista de alimentos anti-inflamatórios ;).