Ações para promoção da saúde cardiovascular

Atualmente, estima-se que mais de 30% das mortes no Brasil ocorrem devido a problemas no coração. E esse não é um problema isolado, de acordo com o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares lideram as causas de morte em todo o planeta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 3 a cada 4 mortes causadas por problemas cardiovasculares poderiam ser evitadas com mudanças de hábitos e de estilo de vida.

Dessa forma, podemos entender facilmente a importância da promoção da saúde cardiovascular, incluindo a disseminação de informações sobre as medidas a se tomar para manter uma boa saúde em qualquer idade.

Ações para a promoção da saúde cardiovascular

Para algumas pessoas, pode ser intuitivo pensar que uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas fazem bem para a saúde geral, e, portanto, também para o sistema cardiovascular.

Porém, não apenas tal informação não é de conhecimento de todos, como ficam algumas perguntas, como o porquê de tais fatores auxiliarem na saúde do coração, como realizar tais mudanças no estilo de vida e quais as outras formas de promover a saúde cardiovascular.

Sendo assim, separamos aqui algumas ações que você pode implementar na sua rotina para promover a saúde do seu sistema cardiovascular.

Alimentação saudável

Inúmeras evidências mostram que a alimentação balanceada auxilia na promoção da saúde cardiovascular – e do organismo como um todo. Porém, o que se entende por alimentação balanceada?

De maneira simples, uma alimentação balanceada seria aquela composta por refeições completas, diversificadas e o mais naturais possíveis, com alimentos que sejam capazes de nutrir o corpo com todos os macros e micronutrientes necessários.

Em relação à saúde do coração, tentar aumentar o consumo de alimentos integrais ou minimamente processados, e reduzir o consumo dos altamente processados e dos alimentos fritos ou com alto teor de açúcares, costuma ser uma boa maneira de começar.

No mais, um nutricionista pode ser consultado, montando assim uma rotina alimentar que faça sentido para seus gostos e para as peculiaridades do seu organismo e dia a dia.

Atividades físicas

O sedentarismo é um grande fator de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares. Porém, mesmo já sendo reconhecida a importância de manter uma rotina de atividades físicas, se estima que quase metade dos brasileiros é sedentária.

Na maioria dos casos, não há necessidade de realizar uma avaliação médica antes de iniciar as atividades físicas. Porém, caso você sofra de alguma condição de saúde prévia, ou tiver mais de quarenta anos de idade, pode ser interessante buscar uma opinião especializada antes de iniciar.

Como recomendação geral, realizar atividades aeróbicas pelo menos 3 vezes na semana e atividades que reforcem a força muscular ao menos 2 vezes por semana, é uma boa forma de sair do sedentarismo e construir uma relação mais saudável com o próprio corpo.

E assim como em relação a mudanças na alimentação, um profissional também pode ser consultado para realizar rotinas de treinos mais específicos.

Saúde do sono

Cada vez mais o sono vem sendo estudado e reconhecido como sendo fundamental para a saúde tanto física como mental, e com o sistema cardiovascular não seria diferente.

Ter um bom momento de descanso auxilia no equilíbrio do organismo como um todo, seja pela restauração da condição física, pela consolidação da memória, pela saúde mental, pelo desempenho cognitivo e até mesmo pela prevenção de doenças.

Mas o que muitos não sabem é que a saúde do sono não diz respeito apenas a dormir por 6-8 horas seguidas, sendo na realidade composta por diferentes aspectos, como a eficiência, a regularidade, a satisfação e o impacto no estado de alerta.

Para melhorar a qualidade geral do sono, há algumas dicas que podemos seguir, como por exemplo:

  • Evitar bebidas que possuem cafeína (café, bebidas energéticas, chá verde, preto ou branco) depois das 17h.
  • Manter uma dieta mais leve no período da noite.
  • Não realizar atividades estimulantes antes de se deitar.
  • Não dormir por longos períodos ao longo do dia.
  • Manter o local designado para o sono confortável, com pouca ou nenhuma luz e o mais silencioso possível. 

Realizar exames de maneira frequente

Alguns exames são bons indicativos da nossa saúde cardiovascular. Medir a pressão arterial e verificar os níveis de glicose e colesterol presentes no sangue, por exemplo, são algumas maneiras de entender um pouco mais sobre o que está acontecendo no nosso organismo.

Dessa forma, manter os exames em dia, e realizar atendimentos médicos de rotina (principalmente após os 50 anos para as mulheres e após os 45 para os homens), é uma boa maneira de promover uma boa saúde cardiovascular.

Mantenha a constância e auxilie na promoção da saúde cardiovascular

Uma das maiores dificuldades na promoção da saúde cardiovascular está na desinformação. Dessa forma, se manter informado e informar as pessoas próximas sobre a importância de uma alimentação balanceada, da prática de atividades físicas, de manter uma boa qualidade do sono e realizar exames de maneira periódica, é uma excelente forma de cuidar da própria saúde e das pessoas próximas a você.

Além disso, sabemos que mudanças de hábitos não costumam ser fáceis, porém, manter a constância nas pequenas mudanças pode te ajudar a construir hábitos duradouros, e a saúde do seu sistema cardiovascular – e do seu corpo como um todo – irão te agradecer com o passar do tempo.