Chocolate e amêndoas: bom colesterol

Se você faz parte da maioria dos seres humanos que AMA chocolate, a gente tem uma boa notícia! Um estudo publicado no Journal of the American Heart Association mostra que a ingestão da versão meio amarga, combinada com amêndoas e cacau, ajuda a melhorar os índices do bom colesterol, o LDL. De acordo com os testes feitos pela equipe durante a pesquisa, as pessoas que comeram diariamente um terço de xícara de amêndoas, um quarto de xícara de chocolate meio amargo e cerca de duas colheres de cacau em pó tiveram resultados positivos na avaliação do perfil lipídico, o que é ótimo para a prevenção de doenças cardiovasculares.    

top view photo of almonds on wooden surface amêndoa
A ingestão de chocolate meio amargo, combinada com amêndoas e cacau, ajuda a melhorar os índices do bom colesterol, o LDL.

Os pesquisadores trabalharam com um grupo de adultos entre 30 e 70 anos, acima do peso e obesos, com alto índice de colesterol mas relativamente saudáveis. Eles foram divididos em quatro grupos, cada um deles com um perfil diferente de dieta, três com diferentes quantidades de chocolate, amêndoas e cacau e um sem esses alimentos nas refeições. Os testes foram feitos em períodos de quatro semanas, com intervalos de 15 dias entre cada período.

coffee dark candy chocolate
O meio amargo tem menos leite e mais cacau. A presença de gordura saudável ajuda a proteger o coração e estimula o desenvolvimento da microbiota, contribuindo com o processo anti-inflamatório.  

Os responsáveis pela pesquisa alertam que sair se entupindo de chocolate com amêndoas não garante esse resultado – a melhora no perfil lipídico só foi registrada com a dose moderada e não com barras industrializadas super calóricas. E tampouco dá certo substituir refeições por essa combinação. O que funciona, segundo os médicos e nutricionistas, é se valer desses alimentos naquela hora do desejo de um doce, que pode ser o momento mais complicado de quem controla a alimentação. Boa dica para quem está preocupado com os efeitos da quarentena, que obrigou muita gente a suspender a atividade física.