Insuficiência Cardíaca: o que é, causas, sintomas e tratamentos

A insuficiência cardíaca é uma condição clínica caracterizada principalmente pela ineficiência do coração em bombear sangue de maneira adequada.

Devido a tal dificuldade no bombeamento sanguíneo, a necessidade metabólica do corpo pode acabar sendo prejudicada, gerando diversos sintomas como tonturas, falta de ar, inchaços e perda de apetite.

A insuficiência cardíaca pode surgir de maneira lenta, com problemas e hábitos que gerem um estresse recorrente ao órgão. Ou de maneira rápida, como em casos de infarto do miocárdio, que pode gerar diferentes graus de necrose no músculo cardíaco e levar ao surgimento da insuficiência no seu bombeamento.

Como a insuficiência cardíaca acontece?

A insuficiência cardíaca pode ocorrer por muitos fatores, porém, colocando de maneira simples, podemos dividir suas causas em 3 grupos principais:

• Devido aos hábitos de vida
  • Em decorrência de algum distúrbio
  • Devido à genética

Esses três grupos costumam também agir em conjunto. Ou seja, não é incomum que uma pessoa possua predisposição genética, não mantenha hábitos saudáveis, sofra de algum distúrbio ou tenha um problema de saúde que afete o coração, e assim acabe desenvolvendo a insuficiência cardíaca.
Dessa forma, é importante termos em mente que mesmo existindo diferentes causas, elas podem em alguns casos ocorrer em conjunto.

Hábitos de vida

Os hábitos de vida são mais comumente considerados fatores de risco para a insuficiência cardíaca, uma vez que eles raramente irão ocasionar em uma insuficiência do bombeamento de sangue por si só.

Dessa forma, tais hábitos podem levar ao desenvolvimento de problemas de saúde que acarretem problemas cardíacos, ou se unirem a uma predisposição genética, levando a estresses contínuos ao órgão.

O tabagismo, o alcoolismo ou o uso de outros tipos de drogas, são alguns dos principais hábitos capazes de trazer efeitos maléficos ao coração, sendo assim capazes de aumentar as chances de ocorrência da insuficiência cardíaca.

Distúrbios ou problemas de saúde prévios

Qualquer problema de saúde que interfira com o funcionamento do coração, tem o potencial de gerar insuficiência cardíaca como consequência.

Podemos citar alguns exemplos de problemas de saúde que podem acabar acarretando insuficiência cardíaca, como:

• Doença coronariana (que tem como fatores de risco os mau hábitos de vida)
  • Miocardite (inflamação da camada média do coração)
  • Infarto no miocárdio igual a doença coronariana – pode apagar
  • Hipertensão arterial (pressão alta)
  • Obesidade
  • Doença cardíaca congênita
  • Distúrbios metabólicos

Os casos envolvendo distúrbios e problemas de saúde como os citados acima costumam ser os mais comuns em levar a insuficiência cardíaca de maneira rápida, principalmente quando falamos em emergências médicas, como é o caso do infarto do miocárdio.

Porém, também há casos de condições como a hipertensão, a obesidade e a diabetes, que podem acarretar um estresse prolongado ao músculo cardíaco.

Genética

Ter um histórico familiar de insuficiência cardíaca é algo que merece certa atenção.

Por mais que sejam raros os casos em que a predisposição genética isolada cause a insuficiência do órgão, o histórico familiar de problemas cardíacos pode se unir a hábitos e distúrbios e culminar na insuficiência do órgão.

Dessa forma, caso você possua na sua família um histórico de problemas no coração, é importante ter um cuidado redobrado com seus hábitos de vida, e manter consultas regulares ao cardiologista.

Sintomas

A insuficiência cardíaca pode apresentar diferentes sintomas. Entre os mais comuns, podemos citar:

• Dispneia (falta de ar)
  • Inchaço nos membros inferiores (pernas e pés)
  • Tosse
  • Cansaço excessivo
  • Tolerância baixa à prática de atividades físicas
  • Perda de apetite
  • Náusea
  • Ascite (acúmulo de líquidos no abdômen)
  • Necessidade mais frequente de urinar ao longo da noite
  • Arritmia cardíaca (frequência cardíaca anormal)

Entre os possíveis sintomas, alguns se destacam como sintomas alarmantes ou progressivos, ou seja, sintomas que vão aumentando ou, ocorrendo mais frequentemente e desta forma, a insuficiência cardíaca se intensificando.

Um bom exemplo é a dispneia, ou falta de ar, que pode ir progredindo conforme o tempo vai passando, fazendo com que o paciente sinta mais falta de ar conforme a situação vai piorando.

Dessa forma, a falta de ar pode ser considerada como sendo um sintoma que merece atenção por parte do paciente, analisando se está aumentando ou não com o passar do tempo.

Como prevenir a Insuficiência cardíaca

De maneira simples, a melhor forma de prevenir qualquer problema cardíaco é tomar conta da saúde geral do coração, mantendo hábitos saudáveis e evitando alguns comportamentos que podem trazer malefícios ao órgão.

No geral, podemos pontuar algumas coisas que auxiliam na manutenção geral da saúde do coração, como por exemplo:

• Manter uma alimentação balanceada, com um consumo regular de frutas, legumes e vegetais
  • Evitar alimentos muito gordurosos (como frituras)
  • Reduzir o consumo de sal
  • Ingerir uma boa quantidade de água os dias
  • Evitar momentos de estresse
  • Praticar atividades físicas de maneira regular
  • Não fumar
  • Não fazer uso excessivo de álcool

Sinais de que está na hora de procurar um cardiologista

A recomendação geral é a de procurar ajuda cardiológica de maneira anual e independente da aparição de sintomas após os 50 anos de idade para mulheres e 45 anos para homens.

Além da recomendação por idade, pessoas que possuem histórico familiar de doenças cardiovasculares podem – e devem – se adiantar, e realizar consultas ou até mesmo um acompanhamento cardiológico independentemente da idade.

Em relação a sintomas, caso você apresente dores no peito, cansaço excessivo, palpitações, ou qualquer outra sensação que se relacione à região do coração, não hesite em buscar ajuda cardiológica.