A gente fala muito dela no verão, mas é sempre importante se hidratar, seja qual for a época do ano. Com 70% do nosso organismo composto por água, este é um elemento que requer refil constante, mesmo quando os termômetros dão uma aliviada. Além de todos os nutrientes que a gente cita o tempo todo, nosso corpo precisa de água, muita água. Outros líquidos podem ajudar no processo mas devemos evitar álcool e refigerantes, prestando ainda atenção no café, por seu efeito diurético.
Não é fácil lembrar de se hidratar quando a prática ainda não está incorporada à nossa rotina. O caminho mais simples para fazer dela um hábito é a garrafinha de água, que merece lugar de honra na bolsa, na mesa do escritório, no treino ou onde quer que você vá. Não espere ficar com sede; quando ela chega, é sinal de que o organismo já está em processo de desidratação. O ideal é ingerir pelo menos dois litros diários e um bom termômetro é a cor da urina – ela deve estar bem transparente. Xixi muito escuro ou com cheiro forte é um mau sinal, que pode indicar algum distúrbio, o que merece toda a atenção.
Sucos naturais, chás e água de coco também são ótimos aliados. Águas aromatizadas, com pedaços de frutas ou infusões, ajudam a quebrar a monotonia e podem substituir refrigerantes. Já as bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação; apesar de líquidas, elas colaboram para a desidratação do organismo. Diversas frutas, legumes e verduras também têm bastante água em sua composição, ótima desculpa para abusar de melancia, pepino, hortaliças, abacaxi, melão, tomate, uva, laranja… Estes alimentos ainda podem ajudar a perder peso, quer coisa melhor para qualquer estação? 😉