Muitos paciente e seguidores têm pedido dicas de receitas saudáveis. Afinal, estou sempre recomendando cuidado com a dieta, lembrando o papel do que comemos para o nosso bem-estar e na prevenção de doenças.
A partir de agora, darei dicas de preparação de boas opções de pratos, ajudando você manter-se saudável.
Hoje falaremos deste superalimento, o abacate e uma receita maravilhosa utilizando-o como ingrediente principal: a Guacamole. Antes de passarmos a receita, é importante falarmos da importância do abacate em nossa dieta.
O que o abacate oferece para nosso corpo
Os abacates contêm vários nutrientes, incluindo carotenóides, gorduras monoinsaturadas (saudáveis), potássio e fibras (ajudam o sistema digestivo) que foram associados a um risco reduzido de doenças crônicas. Ainda mais, quando especialmente incluídos como parte de uma dieta nutritiva equilibrada! São também uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais, incluindo potássio, vitamina K, vitamina E, vitamina C, vitaminas do complexo B e ácido fólico.
Os ácidos graxos e o potássio no abacate podem ajudar a regular a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardíacas, ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos, enquanto aumenta o colesterol HDL (bom). Devido ao seu alto teor de gorduras (ácido oléico) e fibras, o abacate pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade, o que pode ser útil para quem está tentando perder peso.
Eles são também possuem propriedades antioxidantes, através da luteína e zeaxantina, que são benéficos para a saúde ocular e podem ajudar a prevenir degeneração macular relacionada à idade.
No entanto, é importante consumir o abacate com moderação, especialmente para pessoas que estão controlando a ingestão calórica, pois é relativamente calórico devido ao seu teor de gorduras saudáveis.
Um abacate médio inteiro contém:
Cerca de 240 calorias, 13 gramas de carboidratos, 3 gramas de proteína, 22 gramas de gordura (15 gramas monoinsaturados, 4 gramas poli-insaturados, 3 gramas saturados), 10 gramas de fibra e 11 miligramas de sódio.
Juntamente com seus baixos níveis de sódio, os abacates não contêm colesterol.
Os seus benefícios
O perfil nutricional dos abacates se encaixa bem com padrões alimentares saudáveis, em diversas dietas. O torna um elemento básico em vários planos de refeições saudáveis.
Os abacates são uma boa fonte de fibra e contêm mais gordura (do bom tipo) do que carboidratos, por isso são populares em dietas com baixo teor de carboidratos, como diabetes.
Suas gorduras amigas do coração, não aumentam o colesterol no sangue, o que pode proporcionar satisfação em uma dieta tradicional que reduz o colesterol, que muitas vezes é baixa em gordura e colesterol.
É um dos alimentos vegetais mais gordos, tornando-o uma inclusão popular em dietas veganas e vegetarianas.
Vamos a Receita do Guacamole?
O sabor ligeiramente terroso, mas neutro, dos abacates funciona bem em molhos, molhos para saladas, vitaminas, sanduíches, assados, saladas e pratos de grãos para adicionar riqueza.
Hoje vamos falar do Guacamole, essa delícia de origem mexicana tem boas fontes de gordura, é antioxidante (licopeno e vitamina C) e rica em potássio.
O guacamole é apropriado para quem segue programas keto ou low carb (se não for, claro, comido com torradas ou tortilhas). Uma xícara tem aproximadamente 24g de carboidrato, mas 16g são fibras, ou seja, apenas 8g são absorvidos.
Para diminuir ainda mais a ingestão de carboidrato, pode-se eliminar o tomate da receita. Já para uma quantidade menor de calorias, o avocado pode substituir o abacate tradicional.
Ingredientes:
- 1 abacate comum ou 2 avocados
- 2 tomates
- 1 cebola média
- 1/2 maço de coentro
- suco de 1 limão
- 1 colher (sopa) azeite a gosto
- sal a gosto
- 1 pimenta dedo de moça
Modo de Preparo:
- Corte os tomates ao meio, retire a poupa e corte em cubinhos
- Retire a casca da cebola e corte-a em cubinhos
- Pique o coentro, bem picadinho
- Corte o abacate ao meio, retire o caroço e a polpa
- Corte a pimenta dedo de moça ao meio, retire as sementes e pique bem picadinha
- Transfira para uma tigela e amasse o abacate, mas não muito
- Nessa mesma tigela, adicione os tomates, a cebola, o coentro, a pimenta, o suco do limão, o azeite e o sal a gosto
- Misture bem, mas sem amassar
- Em seguida sirva o guacamole com uma salada ou acompanhamento igualmente Fit como carpaccio. Tudo para fugir tentação das torradas e tortilhas.
DICA:
- É importante que o abacate esteja maduro;
- Não deixe o abacate muito amassado, é importante que ele fique grosseiro e com pequenos pedaços.
Espero que tenham gostado de nossa matéria, dicas e receita. Siga nossos canais que continuaremos divulgando mais dicas de alimentos e dietas saudáveis.