O verão, por ser a estação mais quente do ano, e o período das férias escolares, costuma ser uma época de muito calor, lazer e diversão. Porém, o aumento da temperatura, aliado com um maior consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em açúcares e gorduras, fazem com que algumas pessoas descuidem um pouco da saúde do coração.
Pensando nisso, montamos uma lista dos principais cuidados com o coração para levar em conta na estação mais quente do ano.
Mantenha-se hidratado
Devido ao aumento da temperatura, tendemos a transpirar mais ao longo dos meses de verão. Dessa forma, repor o líquido perdido é extremamente importante para nos mantermos saudáveis.
Não há um consenso exato para a quantidade de água que cada indivíduo deve beber por dia, até porque diferentes organismos possuem necessidades distintas. Porém, de maneira geral, uma média de consumo de 2,5 litros por dia costuma ser o mais indicado para a manutenção da saúde como um todo.
Reduza o consumo de sal
O consumo de sal em excesso pode acarretar em um aumento da pressão arterial. Dessa forma, caso você possua o hábito de adicionar muito sal na comida, tente reduzir a quantidade. Pode ser uma mudança que ocorrerá pouco a pouco, mas com certeza trará grandes benefícios para a sua saúde cardiovascular.
Tenha uma alimentação balanceada
Manter uma dieta equilibrada ajuda na manutenção da saúde geral do corpo, e com nosso sistema cardiovascular não seria diferente.
Desta forma, dê sempre preferência a alimentos naturais e frescos, como frutas e vegetais.
De maneira geral, podemos também destacar que algumas substâncias, como fibras, antioxidantes e o ômega 3, possuem grande importância em dietas com foco na saúde do coração.
Além disso, buscar ajuda com um profissional da área da nutrição pode também ser uma boa ideia, focando em uma dieta que leve em conta suas atividades cotidianas e seu estado de saúde atual.
Mantenha-se em movimento
Exercícios físicos são parte importante de uma rotina de cuidados com a saúde, trazendo benefícios para o organismo com um todo, o que inclui a saúde do coração.
Por isso, realize atividades físicas, dentro das suas possibilidades e limites, e sempre que possível com instrução médica ou de um educador físico.
De maneira geral, caminhadas costumam ser uma boa opção para quem quer começar a se exercitar, mas sempre que possível, busque a opinião de um cardiologista.
Ao realizar atividades físicas no calor, dobre a ingestão de água, e fique sempre atento aos sinais do seu corpo.
Tome cuidado com a exposição solar
Ficar muito tempo exposto ao sol – principalmente entre as 10 e as 16h – pode ocasionar desidratação, insolação e alterações na pressão arterial. Dessa maneira, tome cuidado ao se expor ao sol, não se exponha por muito tempo e aumente a ingestão de água.
Fique atento ao consumo de bebidas alcoólicas
O álcool é considerado uma substância cardiotóxica, tendo o potencial de afetar negativamente as células do coração.
Por isso, manter o consumo de álcool em níveis responsáveis é uma excelente forma de ajudar a saúde do coração – e do corpo como um todo.
Não há um consenso médico para a quantidade que é considerada saudável na ingestão de bebidas alcoólicas, mas de maneira geral, não ultrapassar uma ou duas taças de vinho ou latas de cerveja, ou então uma dose de destilados, costuma ser uma boa opção.
Para uma informação mais exata em relação ao consumo saudável de bebidas alcoólicas para o seu caso em específico, consulte seu médico cardiologista.
Cuidados para quem possui fatores de risco
Junto com um maior estímulo a uma alimentação desbalanceada e ao consumo de bebidas alcoólicas ao longo do verão, o calor causa também algumas alterações em nosso organismo.
Com as altas temperaturas, os vasos sanguíneos do nosso corpo tendem a se dilatar um pouco mais, o que pode influenciar nossa pressão arterial.
Dessa forma, pessoas que já apresentam fatores de risco para doenças cardíacas – como fumantes, pessoas acima dos 60 anos, ou que apresentem obesidade, dislipidemia, diabetes ou hipertensão – devem manter um cuidado redobrado ao longo da estação.
Além das citadas acima, a maior recomendação para os grupos que apresentam algum fator de risco, é o de buscar acompanhamento médico com um cardiologista, e seguir as recomendações deste, tanto no verão e quanto em todas as outras estações do ano.
Caso você já faça acompanhamento cardiológico, pergunte ao seu médico sobre cuidados extras para os dias de calor, e caso tome medicação de uso contínuo, mantenha-se responsável em relação ao seu uso.
Quando procurar ajuda médica
Há alguns sintomas que podem ser citados como sinais de alerta para procurar ajuda médica. Entre estes, podemos citar:
- Taquicardia, que consiste em um aumento repentino da frequência cardíaca, e pode ocorrer por diferentes motivos
- Sensação de tontura
- Dores de cabeça frequentes
Além dos citados acima, é de extrema importância que se preste atenção aos sinais que podem indicar a ocorrência de um problema grave, como infartos e Acidentes Vasculares Cerebrais, os AVCs. Entre estes, podemos citar:
- Desequilíbrios
- Fraqueza em um dos lados do corpo
- Dor no peito, que se estende pelo braço esquerdo, para o queixo, mandíbula ou nas costas.
Caso acredite que você ou alguém próximo esteja apresentando algum dos sintomas citados acima. Busque ajuda médica imediatamente.