O teste cardiopulmonar é indicado para a avaliação funcional de doenças cardíacas e pulmonares, além da avaliação seriada no pré e pós-transplante cardíaco.
O teste cardiopulmonar, também chamado de ergoespirométrico, associa o teste ergométrico convencional com a análise do ar respirado pelo paciente. O exame serve para especificar parâmetros como o consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar.
Para realizar esse teste, o paciente fará esforço físico enquanto respira com a utilização de um bocal ou máscara. Assim, trata-se de um exame não invasivo (que não envolve cortes, procedimentos arriscados ou complexos). No dia do exame, recomenda-se que o paciente não utilize cremes, pomadas ou gel. Também não deve fumar por duas horas antes e uma hora após o exame.
Permite a quantificação de risco em pacientes com miocardiopatias, arritmias, pré-operatório de cirurgia torácica e o diagnóstico diferencial da dispneia. Esse exame também tem aplicações para programação de reabilitação de pacientes com insuficiência cardíaca e no auxílio do treinamento de atletas.
Esse é um exame simples, porém pode ser contra-indicado em determinados casos, devido à necessidade de realizar esforço físico durante o procedimento.
Caso o teste cardiopulmonar seja recomendado pelo seu médico, esse profissional irá oferecer todas as orientações necessárias.
Se tiver dúvidas, não deixe de esclarecê-las antes do procedimento.