O avanço da tecnologia e do conhecimento médico e científico vem ampliando as possibilidades de tratamentos e métodos preventivos nas últimas décadas, e um excelente exemplo disso é exatamente a medicina de precisão. Mas o que exatamente isso significa?
Existe uma variabilidade de respostas a tratamentos dentro do espectro de pessoas que compartilham uma mesma enfermidade.
Por exemplo, se pegarmos um grupo de 100 pessoas com a mesma doença e aplicarmos o mesmo tratamento médico a todas elas, não teremos a mesma resposta padronizada para todos os indivíduos.
Por mais que alguns fatores como a idade, o estado nutricional e o ambiente possam explicar certos níveis de variabilidade, eles não são suficientes para justificar a tamanha diferença que pode ser observada em tais resultados a tratamentos médicos.
É aí que entra a importância do estudo genômico e dos genes de um indivíduo na resposta que se obterá em um tratamento médico, e é exatamente tal fator genético que a medicina de precisão alia aos seus dados e análises, de maneira a obter um panorama mais amplo e detalhado do quadro em que um paciente se encontra.
Mas como funciona a medicina de precisão? E quais os benefícios práticos que esta vertente pode trazer para o mundo médico?
O que é medicina de precisão?
De maneira simplificada, a medicina de precisão é uma vertente médica que busca unir os dados convencionais de análises médicas com dados de origem genética, de maneira a construir uma visão mais detalhada e auxiliar no diagnóstico, na prevenção ou no tratamento de doenças.
Portanto, além de informações como o histórico familiar, os sinais, os sintomas descritos e exames clínicos convencionais, a medicina de precisão busca também informações presentes no perfil genético de seus pacientes.
Os benefícios práticos da medicina de precisão
Os benefícios desta vertente podem ser inúmeros. Mas de maneira geral, podemos dividi-los em três principais grupos:
Benefícios em tratamentos médicos
Em relação ao tratamento de doenças, a medicina de precisão configura um grande benefício, por permitir uma melhor análise daquele indivíduo, e portanto, uma escolha mais adequada da droga, terapia ou intervenção para que funcione melhor no organismo do paciente, produzindo melhores resultados e reduzindo a ocorrência de efeitos colaterais.
Benefícios na medicina preventiva
Já quando pensamos na prevenção de doenças, a medicina de precisão permite a detecção da suscetibilidade a diversas patologias antes mesmo que elas se manifestem de maneira clínica. Ou seja, é possível monitorar e até mesmo prevenir doenças de maneira mais detalhada e efetiva.
Benefícios para a indústria
Do ponto de vista do desenvolvimento e produção de drogas e tratamentos para enfermidades, a medicina de precisão pode auxiliar ao permitir que se desenvolvam soluções adequadas para pacientes que não respondem a outros tratamentos, reduzindo o tempo de busca e possivelmente a verba que seria utilizada em diferentes insumos e ensaios clínicos.
Aplicações da medicina de precisão em pacientes com câncer
Mesmo não sendo a única área de aplicabilidade da medicina de precisão, muito se fala sobre os possíveis benefícios desta especialidade no tratamento e prevenção de diferentes tipos de câncer.
Um grande benefício está na criação de diversos testes que mostram as informações genéticas do paciente, sendo capazes de orientar uma escolha terapêutica que vá levar a uma melhor resposta em potencial à doença.
Além do auxílio em encontrar o tratamento mais adequado, a medicina de precisão entra também na prevenção do câncer, podendo detectar com mais antecedência a ocorrência da doença.
Há pontos negativos em relação à medicina de precisão?
Por mais que haja diversos benefícios desta vertente, há também alguns pontos não tão positivos em relação a ela.
Primeiramente, a medicina de precisão pode apresentar custos relativamente altos, devido a necessidade de realizar uma caracterização genética de cada indivíduo a qual se quer realizar uma análise mais específica, o que acaba encarecendo o processo como um todo.
Para se tornar mais viável, seria necessário altos investimentos na área, o que pode ser considerado um ponto que dificulta a sua aplicação prática e ampla.
Pelo mesmo motivo do alto custo, um outro ponto negativo é a possível individualização e elitização da medicina de precisão, ficando restrita apenas para os poucos indivíduos que podem arcar com seus custos.
A medicina de precisão na atualidade
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esta vertente, e tem um panorama geral de seus benefícios, lados negativos e possibilidades de uso, só falta uma pergunta: qual a situação atual da medicina de precisão?
Quando procuramos saber em uma escala global, os Estados Unidos são o país pioneiro nesta vertente. Com a maior velocidade na produção e na disponibilização de diferentes produtos e serviços de medicina de precisão no mercado hoje em dia.
No Brasil, já existem algumas iniciativas e estudos, mas ainda há muito o que avançar. Uma grande iniciativa na área foi a criação da Associação Brasileira de Medicina Personalizada e de Precisão (ABMPP), que foi criada em 2017, com o intuito de disseminar e potencializar o uso de novas estratégias preventivas, diagnósticas e terapêuticas na prática médica, além de impulsionar a produção científica sobre o tema no país.
Porém, mesmo havendo muitos avanços, ainda há um grande caminho a percorrer em relação à medicina de precisão, que vem se desenvolvendo e se expandindo tanto no Brasil como no mundo.